quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Secas


Secas
  • O que são as secas?
As secas caracterizam-se por longos períodos de muito baixa ou inexistente pluviosidade. Principalmente nas últimas décadas, a intervenção humana  fez com que locais que eram férteis ficassem desprovidos de Vida. As necessidades alimentares das populações, nalgumas zonas da Terra, promovem a criação de animais, que é, muitas vezes, excessiva em relação à capacidade das pastagens. Logo, a vegetação diminui abruptamente, o que provoca a erosão do solo. Assim, o excesso populacional  e a sobrepastagem são dois dos factores que promovem a desertificação.


Entre as catástrofes naturais, a seca é a que afecta mais pessoas e durante mais tempo. Os seus impactos variam em função da escala espacial e temporal e podem passar por: elevados prejuízos económicos; desenvolvimento e propagação de pragas e pestes; fome; perda de vidas humanas.

Por exemplo, em países africanos, que dependem fortemente dos recursos naturais para a sua subsistência, as secas destroem as produções agrícolas, aumentam a fome e a pobreza, conduzindo à morte de milhares de pessoas, como ocorreu diversas vezes no Sudão, na Eritreia ou na Somália.
As sociedades não podem evitar as secas mas podem e devem minimizar os seus impactos através da gestão equilibrada da água: fiacalização da má gestão do uso do solo e práticas agrícolas.
  • As Secas em Portugal
A situação geográfica do território do continente português é favorável à ocorrência de episódios de seca, pelo  que este fenómeno não constitui propriamente uma surpresa, devendo antes ser encarado como um "elemento climático de determinada frequência" no sentido de que já ocorreu no passado e ocorrerá no futuro.

A severidade de uma seca é sobretudo valorizada pelos que se vêem privados de água para as suas actividades quotidianas, sejam elas alimentares, de higiene ou económicas. Portanto, a intensidade da seca é determinada, não apenas em função da quantidade de precipitação que antecedeu o momento de avaliação, mas sobretudo quando se têm em linha de conta as funções regularizadoras das origens de água, sejam elas albufeiras, lagos ou aquíferos,e que permitem satisfazer as necesidades de água das pessoas, quando a insuficiência de chuva por períodos longos não o permitem.

1 comentário:

Samuel e Rita disse...

Muito interessante, mas porque é que em certas regiões nunca chove, provocando secas?

O vosso trabalho está muito bem feito.

Samuel e Rita