quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Tsunamis e Inundações



Tsunamis

  • O que são os Tsunamis?

Quando um sismo ocorre no fundo de um oceano pode gerar um maremoto isto é, pode provocar a oscilação das águas formando uma grande onda - tsunami (do japonês: tsu - porto + nami - onda).

No entanto, os tsunamis não acontecem sempre que o epicentro do sismo se localiza no fundo do mar. Para formar um tsunami, é necessário que o sismo tenha uma magnitude elevada e tenha origem num grande movimento dos blocos ao longo de uma falha, que deforme o fundo do mar para que a massa de água a movimentar seja grande.



Quando o epicentro é relativamente longe da costa, é possivel avisar as populações costeiras para a possibilidade de ocorrência de um tsunami.

O sismo que em 2004 devastou a costa oeste da ilha de Sumatra no oceano Índico teve o epicentero muito próximo desta ilha, ocorrendo o tsunami pouco depois.


  • Onde ocorrem os Tsunamis?


Embora os tsunami ocorram mais frequentemente no Oceano Pacífico, podem ocorrer em qualquer lugar. Existem muitas descrições antigas de ondas repentinas e catastróficas, particularmente em torno no Mar Mediterrâneo. Os milhares de portugueses que sobreviveram ao grande terramoto de Lisboa de 1755 foram mortos por um tsunami que se seguiu poucos minutos depois.


  • O que é uma onda "episódica"?
Uma onda "episódica" é uma onde gigante que se forma quando, situação rara, duas ou mais ondas colidem. Talvez sejam elas responsáveis por inexplicáveis naufrágios de embarcações. Ao largo da costa sudeste de África vários petroleiros naufragaram misteriosamente. Poderão estas ondas ser a causa?

Inundações

As inundações, isto é, a acumulação  de grandes quantidades de água em locais habitualmente secos, causam graves danos em pessoas e bens.

Em Agosto de 2005, as vagas provocadas pelo furacão Katrina rebentaram diques em Nova Orleães (EUA), arrastando consigo tudo o que se encontrava no caminho e deixando cerca de 3 milhões de pessoas desalojadas.

As cheias também aumentaram drasticamente na Ásia. Em 2005, Muambi, na Índia, registou 94 cm de chuva em 24 horas. Os níveis da água atingiram 2,10 metros e morreram 1000 pessoas.

  • Como evitar os estragos das inundações?
A construção de diques e barragens tem sido o meio mais utilizado para evitar inundações. No entanto, este método ganharia em eficácia se os terrenos que circundam os cursos de água fossem mais permeáveis. Assim, é necessário

  • Evitar a urbanização excessiva;
  • aumentar as áreas naturais de prado e floresta ao longo das margens dos rios.
Na verdade, as construções urbanas impermeabilizam os terrenos, enquanto que as áreas de prado e floresta favorecem a infiltração da água no solo, evitando a escorrência superficial e, consequentemente, as inundações. Deste modo, as populações ficariam mais protegidas e o efeito nos ecossistemas seria positivo.

Sem comentários: