- O que são os Tsunamis?
Quando um sismo ocorre no fundo de um oceano pode gerar um maremoto isto é, pode provocar a oscilação das águas formando uma grande onda - tsunami (do japonês: tsu - porto + nami - onda).
No entanto, os tsunamis não acontecem sempre que o epicentro do sismo se localiza no fundo do mar. Para formar um tsunami, é necessário que o sismo tenha uma magnitude elevada e tenha origem num grande movimento dos blocos ao longo de uma falha, que deforme o fundo do mar para que a massa de água a movimentar seja grande.
.jpg)
Quando o epicentro é relativamente longe da costa, é possivel avisar as populações costeiras para a possibilidade de ocorrência de um tsunami.
O sismo que em 2004 devastou a costa oeste da ilha de Sumatra no oceano Índico teve o epicentero muito próximo desta ilha, ocorrendo o tsunami pouco depois.
- Onde ocorrem os Tsunamis?
Embora os tsunami ocorram mais frequentemente no Oceano Pacífico, podem ocorrer em qualquer lugar. Existem muitas descrições antigas de ondas repentinas e catastróficas, particularmente em torno no Mar Mediterrâneo. Os milhares de portugueses que sobreviveram ao grande terramoto de Lisboa de 1755 foram mortos por um tsunami que se seguiu poucos minutos depois.

- O que é uma onda "episódica"?

- Como evitar os estragos das inundações?
- Evitar a urbanização excessiva;
- aumentar as áreas naturais de prado e floresta ao longo das margens dos rios.
Sem comentários:
Enviar um comentário