sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Vulcões

Vulcões

  • O que são vulcões?

Em determinados locais do interior da terra a temperatura está tão alta que as rochas fundem (derretem) parcialmente.

Como resultado desta fusão, forma-se uma mistura, cuja temperatura se situa entre os 800ºC e os 1200ºC, de rochas no estado sólidos, rochas em fusão e gases dissolvidos (ex.: vapor de água, dióxido de carbono e dióxido de enxofre) que formam o magma.

O magma encontra-se geralmente no interior de bolsas ou câmaras - câmaras magmáticas.

As variações de pressão no interior da terra produzem fracturas que o magma irá preencher.

Se essas fracturas atingirem a superfície, formam-se chaminés por onde o magma pode subir. Normalmente, há uma chaminé principal que liga a câmara magmática à superfície. Ao subir até à superfície o magma arrefece, perde uma parte importante dos gases que contém e transforma-se em lava.




No topo da chaminé principal, forma-se uma depressão, com a forma de funil - a cratera - através da qual são expelidos para o exterior os diferentes materiais. Por vezes, existem outras chaminés que se designam chaminés secundárias e que vão terminar noutras crateras mais pequenas - crateras secundárias.

O cone vulcânico vai-se formando durante a erupção vulcânica, com a solidificação dos materiais expelidos pelo vulcão. A forma do cone vulcânico depende do tipo de magma e dos materiais a que este deu origem e que foram expelidos pelo vulcão.



Apesar das suas formas variadas, de um modo geral, todos os vulcões apresentam uma estrutura comum: Cone vulcânico, câmara magmática, uma chaminé principal e uma cratera.

Um vulcão corresponde é uma forma de relevo na superfície da terra formado por diversos materiais provenientes de uma câmara magmática, situada no interior da Terra, a quilómetros de profundidade.

  • O que é o vulcanismo residual?

Nas zonas vulcânicas, entre as erupções, ou quando elas «terminam», continua a existir magma muito quente no interior da Terra. Este facto dá origem a fenómenos, que têm o nome de vulcanismo residual ou atenuado, dos quais se destacam: fumarolas, nascentes termais e géiseres.

Sem comentários: